quarta-feira, 25 de abril de 2007

DIFICULDADES QUE ENCONTRAMOS PARA ELABORAR UM RELATÓRIO PSICOLÓGICO

1. Quais as necessidades e dificuldades atuais quantos à escrita dos relatórios?

Atendimento em 3 e as percepções e divergências. II
Como escrever relatórios para outros profissionais.
Como relatar a seqüência lúdica e o discurso.
Concordância na dupla para descrever a sessão.
Detalhes – o quanto de detalhes do sujeito. II
Dificuldade de lembrar o que ocorreu na sessão. II
Dificuldade de ser objetivo e o cuidado de não rotular.
Dificuldades de pontuar as dificuldades pessoais o a dificuldade de separar a objetividade da subjetividade do estagiário.
Em que pessoa se escreve o relatório. II
Escrita simples e que exprima o necessário (fidedignidade) IIIIII
Escrita tem que ser cronológica, seguindo o discurso do paciente (às vezes desestruturado) II
Estruturar o relato e sistematizar o texto.
Falta de um modelo de relatório; cada supervisor adota um relatório ¹ III
Impressões pessoais diferentes porque a subjetividade é diferente.
Impressões pessoais e a teoria (qual a medida da teoria dentro do relatório?)
Libertar-se de pré-concepções do outro.
Necessidade de conhecer regras gramaticais.
O outro precisa entender o que a gente escreveu. (clareza) III
O tempo após o atendimento para escrever o relatório.
Objetividade e neutralidade – II
Que conteúdos podem e devem ser divulgados? HIV, Abuso, etc.
Relatórios muito descritivos e pouco reflexivos em decorrência das supervisões.
Supervisões com tempo para relato e pouco raciocínio clínico.
Tempo verbal utilizado IIIII
Utilidade da teoria para reflexão e para intervenção posterior.
Utilização de termos técnicos. II

Qual a estrutura do texto utilizado?

Todos os relatórios tem que ter cabeçalho.
Descritivo e texto único. (com e sem parágrafos), finalizando com impressões pessoais. II
Descritivo inicialmente + dados objetivos, dados subjetivos, transferência, contratransferência e prescrição. II
Descritivo seguindo a estrutura dos acontecimentos, com introdução, conteúdo e conclusão + impressões pessoais
Diálogos – em forma de.
Encaminhamento (qdo necessário)
Identificação do paciente + descrição do atendimento em uma folha; reflexão sobre o atendimento, impressões pessoais em outra folha.
Utilização da fala do sujeito com com (sic) ???

3 Qual a finalidade da escrita do relatório?


Registro do atendimento, do processo e da passagem do ▲ pela instituição.
Documento + fidedigno possível de informação para outros profissionais III
Acesso para outros estagiários
Compreensão do processo diagnóstico III
Comunicação com os demais profissionais II
Convite à reflexão sobre a sessão, sobre o caso III
Elaboração de metas de intervenção.
Feedback para a própria atuação
Impressões pessoais - a finalidades das impres. pessoais é a criação e desenvolvimento do raciocínio clínico.
Nortear a supervisão IIII
Registro do processo dinâmico do paciente naquele momento. Ver possível diagnóstico prognóstico e evolução.
Registro legal do CRP.
Relatórios parciais dão subsídio para um relatório final.


4. Quais os cuidados e os riscos que têm sido observados?

Cair no formalismo, no racionalismo em detrimento da dinâmica do caso.
Exposição do paciente x exposição do conteúdo.
Apresentação de dados subjetivos compromete a neutralidade.
Cuidado ético → rótulos, estigmatização. (pessoa tem acesso ao relatório)
O que escrever e para quem.
Risco de colocar valores – julgamentos, valores.
Não misturar conteúdos do estagiário com o conteúdo do ▲.
Não distorcer informações.
Colher o maior número de dados para escrever o diagnóstico

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