terça-feira, 12 de junho de 2007

PROJETO: GRUPO DE APOIO AOS CUIDADORES DE CRIANÇAS COM CÂNCER

Equipe Proponente:
Bianca Mocci Pássaro (biamocci@ig.com.br),
Clecia B. Gerardi (
clepsi@uol.com.br)
Jacqueline R. Faria de Souza (jacque_faria@hotmail.com).

Resumo:

Temos como objetivo neste projeto oferecer suporte e conforto psíquico aos cuidadores de crianças e jovens com câncer em hospitais e instituições. Como conseqüência gerar alívio das expectativas, das necessidades emocionais e sociais.
O interesse em trabalhar com esta população parte da falta de assistência psicológica aos cuidadores (mãe ou avó), uma vez que as mesmas encontram-se: afastadas de seus lares e familiares, vivenciam também conflitos provocados pela doença e tratamento da criança ou jovem e quando necessário facilitar o processo de elaboração de uma possível perda.
Esta proposta de trabalho justifica-se porque o câncer infanto-juvenil causa tensão emocional e desafia a habilidade de enfrentamento tanto do doente como da família e de seus cuidadores. Como fator primordial, desejamos fazer com que estes cuidadores passem por todo processo, da melhor maneira possível.
Acredita-se na importância desta proposta, pois esta visa como possibilidade a esses cuidadores, um maior equilíbrio psíquico e um maior suporte às suas dificuldades e sofrimentos surgidos.

PROJETO: GRUPO DE ACOLHIMENTO PARA ALCOOLISTAS

Equipe Proponente:
Regina Santos Mendes
Vilma Jacira Xavier
Profª Responsável: Profª Drª. Marisa Irene S. Castanho.

RESUMO:
O Projeto de intervenção psicológica “Grupo de Acolhimento para Alcoolistas”, tem por objetivo, oferecer aos alcoolistas a possibilidade de serem acolhidos, escutados e compreendidos em suas necessidades. É destinado à Instituição “Estação Bem Estar”, um Albergue e Centro de Serviços que abriga 200 pessoas em situação de rua, com a finalidade de acolher, promover inclusão social, e autonomia às pessoas. Serão utilizadas como estratégias, reunião de grupo com duração de duas horas incluindo a realização de atividades lúdicas. A partir deste acolhimento, espera-se conseguir efetivos encaminhamentos para centros de referências, como PROAD, CAPS A/D, além da permanência no grupo.
Palavras chaves: Alcoolistas, acolhimento, pessoas em situação de rua.